top of page
Buscar

Você sabia que a ansiedade é natural, importante e necessária?

É isso mesmo! A ansiedade é natural, importante e necessária.


“Como a ansiedade é necessária, se me prejudica tanto?”

“Por que algo tão desconfortável é considerado importante?”


É fato que a ansiedade pode ser muito incômoda, mas, em sua base, ela é uma emoção necessária na vida dos seres humanos, é uma defesa do corpo a possíveis ameaças.


Se a ansiedade não existisse, nós também não estaríamos aqui. Vamos pensar a partir de uma perspectiva mais evolutiva: os nossos antepassados precisavam conviver com animais selvagens e colher seus próprios alimentos. Diante das frequentes ameaças existentes nas florestas, a ansiedade era fundamental para a sobrevivência, pois esse estado de alerta fazia com que os nossos antepassados estocassem comida e procurassem locais seguros para descansar.


Com o tempo, as ameaças e os riscos foram aparecendo de outras formas, em contextos completamente diferentes. Sabe aquele trabalho que você precisa entregar até o fim da semana? Com uma dose básica de ansiedade, para não correr o risco de perder o prazo, você se programa para fazer o trabalho e, dessa forma, consegue entregá-lo na data combinada. E quando você tem uma viagem marcada, mas precisa resolver várias pendências? Também é a ansiedade que vai te ajudar a se organizar para resolver as suas pendências com antecedência.


Essa, então, é a ansiedade natural, importante e necessária. Em contrapartida, existe a ansiedade excessiva, que gera prejuízos na rotina do ser humano, uma ansiedade até paralisante, mas esse é um assunto para outro texto.


A sua ansiedade te incomoda? Você precisa de ajuda? Entra em contato comigo :)


Natália Goldstein Romcy

Psicóloga l CRP 06/159558


Referência Bibliográfica

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes ansiosas: o medo e a ansiedade nossos de cada dia. 2. ed. São Paulo: Principium, 2017.

 
 
 

Comentários


bottom of page