Distorções Cognitivas: o que são e como lidar com elas?
- Natália Romcy

- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) defende que o funcionamento do ser humano pode ser compreendido através da perspectiva de que pensamentos influenciam emoções e comportamentos.
Em algumas situações, os nossos pensamentos correspondem à realidade, mas nós também podemos ter interpretações errôneas dos acontecimentos (Distorções Cognitivas), “enxergando” a realidade de uma maneira distorcida.
Para exemplificar o assunto, escolhi três tipos de Distorções Cognitivas.
Leitura Mental
Nessa distorção, como o próprio nome indica, você faz uma “leitura mental” e imagina o que as outras pessoas estão pensando. O ponto é que essas “leituras” não costumam ser questionadas e são vistas como verdades absolutas.
Situação: Um amigo não respondeu as mensagens que eu enviei ontem.
Pensamento: “Ele acha que eu sou chato”
Emoção: Tristeza
Nesse caso, o amigo não respondeu as mensagens porque estava muito ocupado com os trabalhos da faculdade. Portanto, o pensamento “ele acha que eu sou chato” não condiz com a realidade (Distorção Cognitiva).
Catastrofização
Essa é uma distorção comum em casos de ansiedade, pois você superestima riscos e dificuldades, subestimando o seu potencial e os seus recursos para lidar com a situação. O que aconteceu ou acontecerá é considerado insuportável e “impossível” de ser enfrentado.
Situação: Meu chefe marcou uma reunião de última hora.
Pensamento: “Ele vai me demitir e eu não vou conseguir outro emprego”
Emoção: Ansiedade
Nesse exemplo, encontramos ideias pessimistas e sem evidências suficientes para sustentá-las, pois não existem fatos que comprovem que o chefe irá demiti-lo ou de que ele não encontrará outro emprego.
Abstração Seletiva
Nessa distorção, também conhecida como Filtro Mental, você foca nos aspectos negativos, ignorando outros fatores presentes no contexto.
Situação: Apresentei o meu projeto e recebi um comentário negativo (e quatro elogios).
Pensamento: “O meu projeto ficou horrível” (focando apenas no comentário negativo)
Emoção: Desânimo
. . .
Transformar um padrão de pensamentos disfuncionais em ideias mais realistas é um exercício diário que interfere nas emoções, diminuindo os níveis de ansiedade e tristeza, por exemplo. O acompanhamento de um especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental é muito útil para uma modificação segura dessas Distorções Cognitivas.
EXERCÍCIO
Identificação dos pensamentos. Quando você sentir ansiedade, culpa, raiva ou tristeza, pergunte-se: “O que está passando pela minha cabeça?”.
Em um segundo momento, entendendo que os pensamentos não são fatos, questione-os (avaliação dos pensamentos), utilizando perguntas como: Quais são as evidências de que o meu pensamento é verdadeiro? Existe uma explicação alternativa para o meu pensamento? Caso o pior cenário realmente aconteça, como eu poderia lidar com a situação?
Você precisa de ajuda com as suas distorções cognitivas? Entra em contato comigo!
Natália Goldstein Romcy
Psicóloga l CRP 06/159558
Comentários