Como começar a entender o meu próprio funcionamento a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental?
- Natália Romcy

- 26 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Você já viu duas pessoas reagindo de formas diferentes à mesma situação? Por exemplo, por que a possibilidade de receber uma promoção no trabalho é motivo de alegria para uma pessoa, mas de ansiedade excessiva para outra? Como isso pode ser explicado?
De acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), as situações em si não definem como você vai se sentir ou se comportar. Na realidade, são os pensamentos que você tem sobre determinada situação que influenciam suas emoções e seus comportamentos. E tem mais, esses pensamentos são baseados em crenças desenvolvidas ao longo da vida, ou seja, nos entendimentos que você tem sobre si, sobre o mundo e o futuro.
Essa é a ideia presente no Modelo Cognitivo, o modelo utilizado pela TCC para uma maior compreensão do funcionamento do ser humano.

Portanto, duas pessoas reagem de maneiras diferentes à mesma situação, porque interpretam essa situação de maneiras diferentes, possuem pensamentos distintos, dão significados diferentes ao ocorrido.
Vamos tentar fazer um exercício? O primeiro passo é tirar um tempinho para responder os cinco itens abaixo. No segundo (e último) passo, você vai tentar encaixar essas respostas no Modelo Cognitivo acima.
Qual é a emoção que mais tem te incomodado? Ansiedade, medo, raiva, tristeza?
Em qual situação você costuma se sentir assim?
Quais são os seus pensamentos sobre a situação? O que passa pela sua cabeça?
E a sua resposta fisiológica? Coração acelerado, tremores no corpo, aperto no peito, entre outros exemplos.
Qual é o seu comportamento diante de tudo isso? Quais são as suas atitudes?
Quer saber mais sobre como isso pode te ajudar? Entra em contato comigo :)
Natália Goldstein Romcy
Psicóloga l CRP 06/159558
Comentários