6 passos para diminuir a procrastinação
- Natália Romcy

- 5 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Você costuma procrastinar tarefas importantes? Esse é um hábito comum entre as pessoas e uma queixa frequente no consultório. Na procrastinação, você adia, de forma intencional, tarefas que precisam ser realizadas, mesmo sabendo que essa atitude pode te prejudicar.
Quando entramos em um novo ano, é comum definirmos objetivos e metas para as nossas vidas. Nesse cenário, alguns aspectos contribuem para a procrastinação de tarefas importantes, o que nos afasta dos objetivos que queremos alcançar, como:
O pensamento de que os benefícios dessa tarefa não serão imediatos.
A crença de incapacidade: "eu não vou conseguir".
O medo de falhar e do julgamento das outras pessoas.
E a sensação de não ter energia para completar a tarefa.
Em um primeiro momento, procrastinar pode parecer a melhor opção. Entretanto, após o alívio inicial, a procrastinação costuma resultar em: frustração, tristeza, ansiedade elevada, estresse e baixa autoestima.
Então, como diminuir a procrastinação? Abaixo você encontrará seis passos fundamentais.
1 - Saiba o propósito da tarefa
Por que você precisa realizar essa tarefa?
O que ela representa?
2 - Divida a tarefa em partes
Você pode dividir uma grande tarefa em pequenas partes.
Vamos imaginar que você é uma pessoa que não tem o hábito da leitura, mas que precisa, por algum motivo, ler um livro de 70 páginas. Nesse caso, pode ser mais fácil fazer a leitura de 10 páginas por dia durante uma semana do que ler o livro inteiro em um só dia. Concorda?
Transforme uma tarefa complexa em mini tarefas mais simples.
3 - Defina prazos realistas
Se você não estipular prazos, continuará procrastinando.
Se você definir um prazo muito curto, precisará realizar a tarefa com urgência.
Se o prazo for muito longo, existe uma grande chance de você perder o foco.
Portanto, é importante avaliar esse detalhe com cuidado. Quanto tempo você realmente precisa para realizar a tarefa que está procrastinando? Esse prazo é realista, levando em consideração a sua rotina atual?
4 - Defina prioridades
Anote as suas pendências em um papel, fazendo uma hierarquia de prioridades.
O que é urgente?
O que pode ficar para depois?
5 - Faça pausas
Durante o seu dia, alterne entre FOCO NA TAREFA e PAUSA/DESCANSO. Respeitar os seus limites, fazendo intervalos entre as tarefas, é fundamental no que diz respeito à produtividade.
6 - Controle estímulos
Identifique, no seu ambiente, o que pode contribuir para a procrastinação. Quando você estiver focado em realizar uma tarefa, tente controlar esses estímulos. Você pode, por exemplo:
Silenciar as notificações do celular
Desligar a TV
Ir para um local mais silencioso
Faça um exercício:
Escolha uma tarefa importante que você tem procrastinado e tente seguir o passo a passo citado acima. Lembre-se: toda mudança de hábito requer tempo e paciência.
Quando a procrastinação está gerando grandes prejuízos, pode ser o momento ideal para buscar acompanhamento psicológico. Se esse for o seu caso, entra em contato comigo e vamos agendar uma sessão de avaliação.
Natália Goldstein Romcy
Psicóloga l CRP 06/159558
Excelente leitura. Estamos vendo com cada vez mais frequência as pessoas com o hábito da procrastinação, Vale muito a pena o esforço para superar.
Muito bom! Vou colocar como meta para 2023.