4 sinais de que sua ansiedade está te prejudicando
- Natália Romcy

- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Você já pensou na ansiedade como sua aliada? Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, essa é uma emoção útil e necessária. A ansiedade proporciona um estado de alerta e desperta reações no corpo capazes de nos preparar para determinadas situações.
No entanto, ela caminha para um Transtorno de Ansiedade quando se apresenta de maneira intensa e prolongada. Nesse cenário, torna-se uma emoção disfuncional, gerando prejuízos e consideráveis dificuldades nas mais diversas áreas da vida.
A seguir, farei quatro perguntas que vão te ajudar a entender se a sua ansiedade está te prejudicando ou não.
1 - Você se preocupa excessivamente?
A preocupação pode te ajudar a se organizar e a se preparar para situações desafiadoras. Na preocupação excessiva, por outro lado, o que acontece é uma desordem, um “turbilhão de pensamentos” pessimistas que não levam a lugar nenhum.
2 - Você tem dificuldade para dormir?
Uma característica da ansiedade exagerada, como citado acima, é o pensamento acelerado, pessimista e até catastrófico. Nesse contexto, o corpo não relaxa e o sono se torna mais superficial.
3 - Você tem sintomas físicos intensos e frequentes?
Taquicardia
Sudorese
Náuseas
Tensão muscular
Tremores
"Nó na garganta"
4 - Você considera que está com baixo rendimento?
Uma pessoa ansiosa pode apresentar dificuldade de concentração e prejuízos na capacidade de memorizar informações importantes, fatores que interferem de forma negativa nos estudos, no trabalho e nas demais tarefas do dia a dia.
Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas, vale a pena procurar a ajuda de um(a) psicólogo(a). Compreender o funcionamento da sua ansiedade e os possíveis “gatilhos” envolvidos são aspectos que facilitam a identificação de recursos para melhorá-la e torná-la sua aliada. Além disso, em alguns casos, pode existir a necessidade de um tratamento medicamentoso com acompanhamento psiquiátrico, visando amenizar os sintomas.
Você quer estabelecer uma boa relação com a sua ansiedade? Entra em contato comigo!
Natália Goldstein Romcy
Psicóloga l CRP 06/159558
Comentários